sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Hospital Dr. Oswaldo Diesel se prepara para aumentar em dez o número de leitos




Matéria Jornal Panorama _ Agradecemos pelo apoio deste veículo de comunicação nas causas da FHDOD.

A Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel (FHDOD) está trabalhando na ampliação de sua estrutura e dos serviços prestados à comunidade. As obras da ala de nutrição e do prédio anexo, o qual está sendo adaptado para a saúde mental começaram em outubro passado, e a previsão de conclusão é para final de março. 

Serão investidos cerca de R$ 250 mil na construção de um espaço com 232 metros quadrados anexo ao hospital, que receberá a parte de nutrição, com espaço e fluxos adequados conforme prevê a RCD 50. Dos valores investidos, o presidente da FHDOD, Luiz Fernando Carasai, conta que R$ 130 mil foram recebidos através da Consulta Popular, e o restante veio de recursos próprios e parcerias realizadas.

Ao lado do hospital, chamado Anexo, está se adaptando um prédio para atender à saúde mental dos moradores da cidade e região, com disponibilidade de dez leitos divididos em alas para homens e mulheres. Haverá espaço de lazer para os atendidos com atividades recreativas. “A transferência dos pacientes de saúde mental para esta ala, representará um aumento de dez leitos para o hospital, além também de direcionar os mesmos para um lugar mais apropriado para tratamento das doenças relacionadas ao alcoolismo, drogadição, depressão. Há uma equipe multidisciplinar de profissionais (psicólogos, psiquiatra, assistente social, terapeuta, educador físico), dedicada somente para atendimento destes pacientes, além dos nossos profissionais gerais: enfermeiros, técnicos de enfermagem, serventes, cozinheiras, destaca. Sendo assim, por vezes a demanda dos serviços de Saúde Mental exige maior dedicação, tempo, espaço. 

Atualmente, o hospital conta com a disponibilização de 50 leitos para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da conclusão das obras, esse número irá subir para 60. Com isso, espera-se, também, mudar a capacidade da casa de saúde, de pequeno para médio porte, garantindo a vinda de mais recursos. “Queremos tornar o bloco cirúrgico referência regional para intervenções de pequena e média complexidade. Atualmente atendemos tais cirurgias, mas só para pacientes de nosso município. Estamos em busca de funcionários treinados e capacitados para trabalhar cada vez mais com qualidade nesta e demais áreas de atendimento”, afirma.

Luiz foi reeleito no final do ano passado para o terceiro mandato à frente da presidência da Fundação. Outra meta dele para sua próxima gestão é iniciar campanhas de bom relacionamento entre profissionais e pacientes. “Estamos fazendo reuniões, conversando, pedindo para que haja um bom atendimento. Se as pessoas forem bem atendidas, eliminamos reclamações pequenas e conseguimos melhorar o fluxo do nosso trabalho”, conta. Ele diz querer adquirir mais equipamentos e investir mais no quadro de pessoal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário