quarta-feira, 10 de abril de 2013

Saúde três-coroense recebe dr.ª Rosângela Dorneles, delegada regional de saúde




             
Nesta quarta-feira os representantes da equipe de saúde de Três Coroas, senhor Rogério Grade, Prefeito Municipal, senhora Rosane Muck, secretária de Saúde e Assistência Social, senhor Luiz Fernando Carasai diretor presidente da Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel, senhora Zilda Tizian, administradora da Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel e o dr. Odilon Klauberg, diretor técnico da Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel receberam nas dependências do hospital a delegada regional de saúde, dra. Rosângela Dornelles.
            O encontro com a delegada já havia sido solicitado no final do ano passado, a meta com tal reunião era adequar alguns serviços que a Fundação oferece e ainda direcionar ações do mesmo que possam auxiliar nos serviços de saúde da região.
               Inicialmente dra. Rosangela numa linguagem simples e direta, passou um apanhado geral da atual situação de saúde do Estado. Expondo a necessidade de mudança da cultura dos líderes desta região, isto é, deve-se começar a trabalhar as soluções de saúde na rede da região do Paranhana.
               Além do contrato do SUS, a dra. Rosangela informou sobre o contrato de Apoio aos Hospitais Filantrópicos, onde atualmente o Hospital recebe um valor por cumprimento de metas e também os incentivos da Saúde Mental que em 2013 terão novos valores com pagamentos trimestrais, informando que no momento o Estado está organizando-se para aumentar em 20% o repasse dos hospitais que comprovam a produção de 80% SUS mês, com a Fundação enquadra-se neste perfil, após as adequações dos contratos SUS e de estrutura, a Fundação, deve tornar-se referência em cirurgias eletivas, continuando atender a referência de Saúde Mental.
            Neste momento a administradora, senhora Zilda Tizian, informou que em fevereiro protocolou o pedido de aumento de repasse para custeio de despesas do ambulatório e da internação pelo Sistema Único de Sáude - SUS. Posto isso, a delegada já contatou a coordenadoria de saúde e informou que tal pedido está em processo de liberação, o aumento será concedido a partir provavelmente de maio, sendo importante pontuar que em breve o contrato do SUS será adequado para repasse global, não mais por produção. Tal aumento ainda não é motivo de grandes comemorações, uma vez que o mesmo supre somente o déficit mensal da Fundação, não sobrando ainda margem de investimento.
            Com isto, senhora Zilda aproveita a ocasião e pontua que as verbas da Consulta Popular 2010 e 2011 estão com projetos e documentação encaminhada na coordenadoria de saúde, no entanto ainda não foram repassadas para a instituição, com isto, Dra. Rosângela compromete-se de averiguar situação das mesmas.
            Após isto, senhores Carasai, Odilon e senhora Rosane solicitam que Zilda apresente os três projetos que nortearão o futuro da instituição. Zilda informa do projeto de adequação do bloco cirúrgico, o de aquisição de equipamentos para o bloco e o da reforma do prédio anexo do hospital para acomodar os pacientes da Saúde Mental. Dr. ª Rosângela pede que os mesmos sejam encaminhados para a CTEC e também a coordenadoria de saúde, para que assim os mesmos cheguem a análise do governador e do secretário Ciro Simoni, sendo que a mesma acredita que tais verbas serão liberadas.
               Dentre os vários assuntos tratados, antes de finalizar todos pontuaram dificuldades diárias que se enfrenta com a gerência dos casos de média e alta complexidade, onde a dificuldade é crescente no caso de transferência de pacientes para hospitais regionais. Dr ª Rosângela informa que isso é inadmissível, que realmente é impossível trabalhar com estas recusas diárias. Pede que todos os casos de demora de atendimento e/ou falta de atendimento a mesma seja contatada, lembrando que o município deve trabalhar para resolver as questões na sua própria região. Sendo que é importante informar que até novembro é para se implantar o serviço de obstetrícia regional, uma vez que a Fundação continuará sendo um hospital  de pequeno porte, porém com maior resolutividade no que se propor a atender.

               Com ânimo e grande satisfação a equipe três-coroense agradeceu a presença da delegada, sendo que oficialmente a administração e diretoria da Fundação, neste dia conseguiu definir  como o Hospital andará num futuro próximo, juntamente claro com o apoio municipal e estadual. Para finalizar senhora Zilda pontua: “ Para nós foi motivo de orgulho a delegada ter aceito nosso convite e vir até nossa instituição para vermos juntos ações e melhorias em saúde: “estamos todos ansiosos pelas mudanças que é claro terão um tramite legal para acontecerem”. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário