terça-feira, 24 de abril de 2012

Reunião Conselho Curador explana Balanço Financeiro 2011 da Fundação



                Na manhã do dia 24 de abril, nas dependências da Fundação, o Conselho Curador da Fundação, composto por representantes das entidades: Prefeitura Municipal de Três Coroas; Lions Clube de Três Coroas; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados e Componentes Para Calçados; CDL - Câmara de  Dirigentes Lojistas; Câmara Municipal de Três Coroas; Sindicato da Indústria de Calç. Comp. Para Calçados de Três Coroas, junto do Diretor e da Administradora do Hospital, realizou a reunião de Prestação de Contas 2011 da Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel.
            Primeiramente senhor presidente da Fundação, senhora Luiz F. Carasai, fez a abertura da reunião, pontuou a ausência dos representantes das entidades: Câmara de Vereadores e Sindicato das Indústrias, as quais foram previamente justificadas. Após o presidente do Conselho Curador, senhor Omar Petry, tomou uso da palavra, explanou a pauta da reunião e pediu que senhora Zilda Tizian, administradora da Fundação e senhor Lírio Benetti, contador da Instituição conduzissem os trabalhos, expondo a Prestação de Contas com os respectivos documentos comprobatórios da mesma.
            Com êxito e enorme satisfação que foi-se apresentado lucro, no entanto, senhor Omar e senhora Zilda, pontuaram que tal resultado deve-se as inúmeras ações de eventos e doações revertidas para a Instituição, transparecendo que se não fossem estas promoções, com certeza a Fundação estaria em péssimas condições financeiras.
Por sua vez, senhor presidente Luiz Carasai, pontua que com certeza o que também auxilia a Instituição ser uma Unidade de Saúde diferenciada, com foco no crescimento e na expansão dos serviços, não estando como muitas instituições de saúde, em precárias condições de atendimento e funcionamento dos serviços, são os rendimentos da fonte municipal, os quais representaram em dois mil e onze, 18,52% da receita da Fundação. Mas atualmente as exigências para se manter uma empresa de Saúde com Alvará autorizado, são muitas, a pendente hoje, que se busca apoio de uma empresa que realize gratuitamente tal serviço para a FHDOD é a da Análise do Patrimônio Imobilizado.
Os representantes das entidades sinalizaram que é preocupante uma Instituição, com a importância que tem um Hospital, para uma população, depender de doações para investimento e/ou para não estar com saldo negativo. Confirmando claro que os repasses municipais e estaduais são essenciais para a sobrevivência da Instituição, porém há de se convir que: por vezes se é recebido verbas “carimbadas” com objetivo fim específicos, o qual às vezes não seria prioridade de investimento no momento; e/ou as verbas SUS não atingem o devido valor das faturas. 


 Senhora Zilda e senhor Lírio pontuaram a importância de se conseguir aumentar o número de contribuintes do carnê hospitalar, o mesmo é fonte mensal de renda para instituição poder equilibrar-se. Ainda com a palavra,  pontuaram que as exigências, como já foi dito, estão cada vez maiores, e hoje a Instituição está em processo de renovação de credenciamento da Filantropia a qual é muito importante para a redução de impostos e taxas da Instituição, porém as exigências são tantas e as vezes tão absurdas que, preocupa-se se esta renovação será alcançada ou não. Com isto, para finalizar, senhor presidente Luiz diz que sabe do empenho e dedicação de ambos, além do apoio dos demais presentes, sendo assim, esta é mais uma etapa da árdua luta de manter a Instituição de pé, com pouca margem de investimento e ainda assim, apresentar balanço financeiro positivo.

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