sexta-feira, 23 de março de 2012

ÉTICA e MORAL são temas de Capacitação na Fundação



Dando continuidade a preocupação de todos os profissionais da FHDOD em qualificar-se,nos dias 21 e 23 de março  aconteceu a capacitação sobre Ética e Moral no Ambiente de Trabalho.
É sabido que o dia-a-dia s de todos está cada vez mais corrido e atarefado,estamos num mundo globalizado onde o conhecimento muda constantemente e que precisamos de momentos para   refletir sobre as nossas práticas e resgatar valores como a Ética e Moral.Sendo asssim, a educação, a formalidade e o sigilo pedem atenção  especial.
A humanidade tem demonstrado  necessidade de ordem,já que o descontrole e a falta de postura diante do Outro por vezes pode prejudicar um todo construído pela equipe.
Na saúde não é diferente, as informações e ações perante os usuários do  serviço devem estar pautadas na polidez, respeito,na segurança,   na transparência e na humanização de todos os atendimentos.
Todos os presentes na capacitação puderam expor situações do cotidiano, dividindo com a equipe seus sentimentos de angústia, medo, incertezas, frustrações, bem como a reflexão sobre as estratégias e possibilidades de enfrentamento das mesmas,  respeitando sempre a individualidade de cada ser envolvido e sem perder o foco ético e social da instituição e do trabalho em equipe.
Para finalizar, as palestrantes sinalizaram o que Mário Sérgio Cortella diz sobre Ética e Moral, ética está embasado em três coisas: Quero, Devo, Posso, e estas seguem os princípios que eu construí ao longo da minha vida e hoje eu sigo embasada em normatizações, regras de grupos considerando então que tem coisas que eu quero mas não devo, que eu devo mas não posso, tem coisas que eu posso mas não quero.  E a moral é prática da ética, isto é, a prática dos princípios.
A Administração agradece o empenho da equipe de Saúde Mental, nas pessoas das psicólogas Vera e Vanessa e da Assistente Social Simone que organizaram o treinamento e tão didaticamente trataram um assunto sério e de muita importância para toda equipe da Instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário