No dia 15 do mês
corrente, o diretor técnico Dr. Fernando e Zilda - administradora, da Fundação Hospitalar Dr.
Oswaldo Diesel, reuniram-se com colaboradores da enfermagem, da recepção e da
farmácia para reordenar rotinas de atendimento na urgência e emergência.
Primeiramente direção e
administração expuseram novamente o quanto os serviços de urgência e emergência
são essenciais para população três-coroense, transparecendo que os
profissionais que estão a frente destes setores tem o compromisso ainda maior
em atender bem, com agilidade e humanização, lembrando-os também que administração
e direção técnica tem em suas prioridades constantemente rever
todas as rotinas, melhorando os fluxos das rotinas existentes
e quando necessário criar outras e/ou readequar as existentes. Buscando com isto
a padronização dos trabalhos de linha de frente, para que a equipe toda, manhã,
tarde e noite, realize seu trabalho da mesma forma, nunca esquecendo que o nosso
paciente é o motivo pelo qual trabalhamos na instituição.
Após isto, a administradora dividiu
com os funcionários a leitura de cartas e comentários em redes sociais de
reclamações do atendimento na Fundação. Sendo que as cartas foram entregues
para o Conselho Municipal de Saúde, aproveitando a administradora, pede que sua
equipe aproxime-se mais dos pacientes, fazendo com que os mesmos confiem no
serviço de toda a instituição, inclusive direcionando-os a direção e/ou administração
para os mesmos formalizarem suas sugestões e críticas, tendo desta forma um
retorno mais rápido, transparente e resolutivo de suas reclamações.
Posto isso, e sanando dúvidas quanto
a padrões de rotinas a serem realizadas em consultas eletivas, em urgências, em
emergências e com pacientes em observação, a reunião desenrolou-se e
transpareceu a cada responsável suas obrigações e também as obrigações que
devem ser cobradas dos médicos plantonistas e/ou dos médicos que encaminham
pacientes para atendimento no ambulatório da instituição.
O encontro foi mais uma ação em prol
do bom andamento dos serviços da instituição. A direção e administração ao
finalizar, pontuaram que hoje em dia gerir serviços de saúde pública está cada
vez mais complicado, as verbas para investimento não existem, e manter os
serviços básicos atuais com tabela SUS defasados e com o Repasse da Prefeitura
custeando somente o que se gasta, obrigando a gestão buscar sempre promoções e
eventos para sair do negativo e/ou empatar o orçamento torna-se por vezes
cansativo e estressante.
Além disso, estamos no interior, muitas tecnologias ainda se
concentram em grandes centros, e outras ainda estão fora do município. Os
profissionais médicos vêm na sua maioria de fora do município e/ou da região e
por isso criar vínculos e comprometimento com a cidade é cada vez mais raro.
Posto isso, é urgente que a equipe una-se e trabalhe unida, auxiliando o colega
no bom atendimento do paciente, sinalizando e indicando ações que podem ser
tomadas, buscando atender bem sem olhar a quem, economizar sempre que possível
e humanizar em todas as situações.
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