sábado, 31 de março de 2012

Almoço Festivo é Gás para a Instituição


           
No dia 31/03 realizou-se o tradicional Almoço Festivo da Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel, realizado sempre com o objetivo principal de tirar adquirir novos equipamentos e promover adequações para melhorar o atendimento, revigorando a equipe administrativa de força e gás para focar-se em investimentos. É com satisfação e alegria, mais uma vez a Promoção atingiu êxito em todos os sentidos.
No início os voluntários da equipe de venda estavam receosos ao sair nas ruas oferecendo cartões do Almoço Festivo, os quais reverteriam fundos para o Hospital, instituição que nos últimos tempos cada vez mais é foco de incorretas colocações.
No entanto a equipe surpreende-se e a cada lugar visitado, percebeu que a comunidade está engajada com a causa Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel, os quais na sua grande maioria demonstravam uma preocupação em auxiliar a direção e a administração em manterem o hospital aberto 24horas por dia, 365 dias por ano.
As pontuações de reclamações existiram e a direção sabe que infelizmente nem sempre agradará a todos, Mas a grande maioria agradeceu, incentivou, acolheu e parabenizou a equipe pelo o árduo trabalho desenvolvido para deixar a Fundação de portas abertas.
A meta audaciosa de venda de seiscentas cartelas, não foi alcançada, mas a direção já avisa que vai persistir na mesma. Foram vendidos quinhentos e cinquenta e oito números, tendo a promoção um custo total com prêmios e almoço, de R$ 45.749,00, sendo assim o superávit foi de R$ 93.751,00.
A Administração e direção da Fundação agradece a todos que colaboraram com a compra e venda das cartelas, em especial toda comunidade que prestigiou o almoço, neste a meta foi alcançada, foram 580 almoços servidos. Sabe-se que o trabalho é árduo e não deve parar nunca, a causa é nossa! Nosso sincero muito obrigado e saibam que a instituição, Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel, está de portas abertas para recebê-lo, em busca sempre de melhorias, crescimento e melhor qualidade de atendimento a todos que da Fundação necessitarem. 

segunda-feira, 26 de março de 2012

Administração e Direção reúnem equipe que atendem na comissão de “frente” da Fundação



         No dia 15 do mês corrente, o diretor técnico Dr. Fernando e Zilda -  administradora, da Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel, reuniram-se com colaboradores da enfermagem, da recepção e da farmácia para reordenar rotinas de atendimento na urgência e emergência.
            Primeiramente direção e administração expuseram novamente o quanto os serviços de urgência e emergência são essenciais para população três-coroense, transparecendo que os profissionais que estão a frente destes setores tem o compromisso ainda maior em atender bem, com agilidade e humanização, lembrando-os também que administração e direção técnica tem  em suas prioridades constantemente rever todas as rotinas, melhorando  os fluxos das  rotinas existentes e quando necessário criar outras e/ou readequar as existentes. Buscando com isto a padronização dos trabalhos de linha de frente, para que a equipe toda, manhã, tarde e noite, realize seu trabalho da  mesma forma, nunca esquecendo que o nosso paciente é o motivo pelo qual trabalhamos na instituição.
            Após isto, a administradora dividiu com os funcionários a leitura de cartas e comentários em redes sociais de reclamações do atendimento na Fundação. Sendo que as cartas foram entregues para o Conselho Municipal de Saúde, aproveitando a administradora, pede que sua equipe aproxime-se mais dos pacientes, fazendo com que os mesmos confiem no serviço de toda a instituição, inclusive direcionando-os a direção e/ou administração para os mesmos formalizarem suas sugestões e críticas, tendo desta forma um retorno mais rápido, transparente e resolutivo de suas reclamações.
            Posto isso, e sanando dúvidas quanto a padrões de rotinas a serem realizadas em consultas eletivas, em urgências, em emergências e com pacientes em observação, a reunião desenrolou-se e transpareceu a cada responsável suas obrigações e também as obrigações que devem ser cobradas dos médicos plantonistas e/ou dos médicos que encaminham pacientes para atendimento no ambulatório da instituição.
            O encontro foi mais uma ação em prol do bom andamento dos serviços da instituição. A direção e administração ao finalizar, pontuaram que hoje em dia gerir serviços de saúde pública está cada vez mais complicado, as verbas para investimento não existem, e manter os serviços básicos atuais com tabela SUS defasados e com o Repasse da Prefeitura custeando somente o que se gasta, obrigando a gestão buscar sempre promoções e eventos para sair do negativo e/ou empatar o orçamento torna-se por vezes cansativo e estressante.
Além disso, estamos no interior, muitas tecnologias ainda se concentram em grandes centros, e outras ainda estão fora do município. Os profissionais médicos vêm na sua maioria de fora do município e/ou da região e por isso criar vínculos e comprometimento com a cidade é cada vez mais raro. Posto isso, é urgente que a equipe una-se e trabalhe unida, auxiliando o colega no bom atendimento do paciente, sinalizando e indicando ações que podem ser tomadas, buscando atender bem sem olhar a quem, economizar sempre que possível e humanizar em todas as situações.

sexta-feira, 23 de março de 2012

ÉTICA e MORAL são temas de Capacitação na Fundação



Dando continuidade a preocupação de todos os profissionais da FHDOD em qualificar-se,nos dias 21 e 23 de março  aconteceu a capacitação sobre Ética e Moral no Ambiente de Trabalho.
É sabido que o dia-a-dia s de todos está cada vez mais corrido e atarefado,estamos num mundo globalizado onde o conhecimento muda constantemente e que precisamos de momentos para   refletir sobre as nossas práticas e resgatar valores como a Ética e Moral.Sendo asssim, a educação, a formalidade e o sigilo pedem atenção  especial.
A humanidade tem demonstrado  necessidade de ordem,já que o descontrole e a falta de postura diante do Outro por vezes pode prejudicar um todo construído pela equipe.
Na saúde não é diferente, as informações e ações perante os usuários do  serviço devem estar pautadas na polidez, respeito,na segurança,   na transparência e na humanização de todos os atendimentos.
Todos os presentes na capacitação puderam expor situações do cotidiano, dividindo com a equipe seus sentimentos de angústia, medo, incertezas, frustrações, bem como a reflexão sobre as estratégias e possibilidades de enfrentamento das mesmas,  respeitando sempre a individualidade de cada ser envolvido e sem perder o foco ético e social da instituição e do trabalho em equipe.
Para finalizar, as palestrantes sinalizaram o que Mário Sérgio Cortella diz sobre Ética e Moral, ética está embasado em três coisas: Quero, Devo, Posso, e estas seguem os princípios que eu construí ao longo da minha vida e hoje eu sigo embasada em normatizações, regras de grupos considerando então que tem coisas que eu quero mas não devo, que eu devo mas não posso, tem coisas que eu posso mas não quero.  E a moral é prática da ética, isto é, a prática dos princípios.
A Administração agradece o empenho da equipe de Saúde Mental, nas pessoas das psicólogas Vera e Vanessa e da Assistente Social Simone que organizaram o treinamento e tão didaticamente trataram um assunto sério e de muita importância para toda equipe da Instituição.