terça-feira, 17 de novembro de 2015

Hospital Dr. Oswaldo Diesel inicia serviços de referência pediátrica

Há tempos em nossa região, através de reuniões e encontros da AMPARA e da Agenda 2020 do Vale do Paranhana, o assunto regionalização tornava-se pauta, sendo sinalizado que deveríamos aproveitar as qualidades de cada município e tornarmo-nos uma grande referência de organização dos serviços essenciais da sociedade.
            Ao final do ano passado, prevendo uma crise a ser enfrentada neste ano, os líderes das instituições de Saúde, buscando manter a continuidade do oferecimento de serviços de saúde, iniciaram tratativas de organização regional em Saúde para manter a resolutividade na região de serviços de pequena e média complexidade.
            Iniciou-se o ano e a crise foi ainda pior da que a imaginada e diante disso, estes líderes intensificaram o mapeamento da Saúde na região, analisando demandas atendidas, lacunas existentes e oportunidade de crescimento e/ou especialização. Desta forma após vários encontros e análises, junto de lideranças de toda região e da Primeira Coordenadoria Regional de Saúde foi criada a Rede Cuidar dos Hospitais do Vale do Paranhana.
            Diante disso, a rede organizou-se de forma que cada Hospital ofereça um serviço saúde referência para a região, lançada oficialmente no dia 14 de outubro a Rede Cuidar ficou organizada da seguinte forma: Hospital Dr. Oswaldo Diesel de Três Coroas – Internação Eletiva Pediátrica; Hospital Bom Pastor de Igrejinha  - Internação Clínica Adulta, Otorrinolaringologia, Bucomaxilofacial e Oftalmologia; Hospital São Francisco de Assis de Parobé  - Internação Clínica Adulta; Obstetrícia; Traumato / Ortopedia; Hospital de Rolante – Cirurgias eletivas. Por enquanto o Hospital Bom Jesus de Taquara ainda não foi incluso no oferecimento de serviços, uma vez que internamente está resolvendo questões de contrato com prestadores, Prefeitura e Estado. Os município de Cambará do Sul e São Francisco de Paula que também compõem a região do Paranhana, usarão dos serviços da rede conforme sua necessidade, uma vez que pela localização geográfica dos mesmos, por vezes pode dificultar ainda mais a solução necessária.
            Em específico, a administração da Fundação Hospitalar Dr. Oswaldo Diesel mesmo tendo ainda valores em atraso dos repasses do SUS, objetivando oferecer um serviço ainda melhor aos usuários, buscou junto a comunidade trescororense apoio  e graças a doação do SICOOB Ecocredi, Móveis Arno Muller e trabalho voluntário da arquiteta Mariana Volkart, foi possível a reforma da Ala Pediátrica, a qual foi batizada como Ala Pediátrica Floresta Encantada, passando de 8 para 20 leitos. 
            Os serviços iniciaram esta semana, contamos com dois médicos pediatras rotineiros, plantão pediátrico presencial diurno, sobreaviso pediátrico noturno. As crianças para internação serão transferidas após receberem seu primeiro atendimento na cidade de origem e confirmando a necessidade de internação, o responsável pelo atendimento no Hospital de origem fará contato com o responsável do atendimento em nosso Hospital.

            Temos muitos desafios a serem vencidos ainda, mas acreditamos que  com o serviço de Saúde sendo organizado com a Rede Cuidar de forma sistêmica, otimizando recursos financeiros, tecnológicos e de mão de obra de profissionais, não tendo mais a busca por holofotes, onde todos podem se ajudar, seja o início de um futuro mais promissor e resolutivo para todos nós da região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário